Cadeira ergonômica de escritório: como escolher

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Cadeira ergonômica de escritório: como escolher | CWB Aço

Passamos muito tempo sentados durante o dia, seja no trabalho ou em casa, durante as refeições, durante o deslocamento e em reuniões. Por isso é importante escolher uma boa cadeira ergonômica de escritório para ter conforto nas atividades profissionais.

Dessa maneira, por mais que seja uma atividade que exija pouco esforço físico, sentar-se pode representar grande estresse na região lombar. Isso, aliado a uma vida sedentária, pode agravar esse quadro rapidamente.

A cadeira ergonômica de escritório é uma das peças mais importantes no ambiente de trabalho, influenciando no aumento de concentração, na redução do cansaço, no ritmo de trabalho, e contribuindo para a saúde do colaborador e gerando economia para a empresa.

Confira o texto abaixo para saber como escolher a cadeira ergonômica ideal!

O que é ergonomia

Com origem nos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (leis ou normas), a ergonomia é um estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, com especialistas analisando os riscos presentes na atividade desenvolvida.

Desse modo, eles determinam as condições ideais para a realização da atividade. Por este motivo, foram criadas normas regulamentadoras que devem ser aplicadas à cadeira ergonômica de escritório, para que ela ofereça equilíbrio, boa postura e conforto.

Norma Regulamentadora 17

Regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego, a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos colaboradores.

Seu objetivo é garantir conforto, segurança e eficiência nas atividades executadas. São levantadas informações junto ao trabalhador sobre a atividade a ser exercida, assim como a adequação do mobiliário e dos equipamentos utilizados.

Além de prejudicarem a saúde do trabalhador, a má postura e as lesões por esforço repetitivo, por exemplo, representam alto custo para a empresa – cerca de 90% dos afastamentos no Brasil são causados por doenças osteomusculares ou sofrimento mental.

NBR 13962

Norma específica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 13962 padroniza processos e produtos e regulamenta os padrões de conforto e segurança para as empresas e o trabalhador.

Dessa maneira são determinadas, através da NBR 13962, as determinações sobre as características físicas e dimensionais exigidas dos móveis de escritório – principalmente das cadeiras. A versão mais recente e corrigida da norma é de 2018.

As normas para cadeira de escritório estabelecem um padrão de uso diário baseado em 8 horas de trabalho, por usuários de até 110 kg de estatura que variam entre 1,52m e 1,92m, considerando todas as dimensões exigidas.

Cadeiras de escritório

Como o mercado oferece uma grande variedade de cadeiras para escritório, vamos ajudar a identificar os pontos essenciais para ter a cadeira ergonômica ideal. Ao escolher a cadeira, você deve observar itens como: braços, assento, encosto e rodízios.

O que devemos avaliar?

Para escolher uma boa cadeira ergonômica, é preciso observar os pontos abaixo:

  • Assento: deve possuir regulagem de altura multiponto, com amortecedor e pistão. Também precisa oferecer bordas arredondadas, além de permitir um ângulo de 90 graus das pernas, com os pés totalmente apoiados no chão;
  • Braços reguláveis: importantes para manter a postura ereta e os cotovelos apoiados durante a atividade de digitação ou ao escrever;
  • Encosto: deve ter regulagem de altura e oferecer apoio da região lombar. Além disso deve ter entre 42 cm x 26 cm – com medida ideal de 40 cm x 35 cm;
  • Material: no momento de escolher a cadeira, deve-se pensar no seu uso – em escritórios, o indicado são tecidos leves e fáceis de limpar;
  • Qualidade do acabamento: para garantir a durabilidade do produto é importante observar o acabamento das peças, dos revestimentos e costuras, além das pinturas e fixação dos componentes;
  • Rodízios: independente do tipo de piso, as cadeiras devem permitir a locomoção por distâncias curtas dentro do ambiente.

Ergonomia e qualidade de vida

A ergonomia, além de oferecer um ambiente de trabalho mais agradável e com mais conforto, também garante sua saúde fora da empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, algumas dicas importantes podem ajudar:

  • Cada atividade exige um tipo de cadeira ergonômica, portanto é importante considerar o que será desenvolvido antes de escolher a peça;
  • Evite passar muito tempo na mesma posição, procurando acomodar-se de forma relaxada e confortável na estação de trabalho;
  • Fazer pausas durante o expediente é importante para estimular as pausas no sentido de relaxar o corpo, alongar-se e recompor as energias;
  • Caso a iluminação e climatização do ambiente não sejam adequados, é preciso tomar cuidado com ambos, pois eles podem provocar estresse e prejudicar a saúde do colaborador;
  • Respeitar a carga horária;
  • A mesma cadeira não atende a todos de forma eficaz, portanto é preciso que cada pessoa ajuste a altura e o encosto para sua altura e dimensões.

Conclusão

A adoção de um mobiliário e de equipamentos ergonômicos no ambiente de trabalho é essencial para garantir o conforto básico para os colaboradores. Porém, não se pode esquecer de instruir os colaboradores sobre as normas ergonômicas.

Dessa maneira, eles precisam entender os benefícios que esses cuidados podem trazer para sua saúde. A CWB Aço conta com diversas opções de cadeira ergonômica para escritório e que atendem às suas necessidades. Entre em contato conosco!


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