Cadeira ergon么mica de escrit贸rio: como escolher

No comments yet

Cadeira ergon么mica de escrit贸rio: como escolher | CWB A莽o

Passamos muito tempo sentados durante o dia, seja no trabalho ou em casa, durante as refei莽玫es, durante o deslocamento e em reuni玫es. Por isso 茅 importante escolher uma boa cadeira ergon么mica de escrit贸rio para ter conforto nas atividades profissionais.

Dessa maneira, por mais que seja uma atividade que exija pouco esfor莽o f铆sico, sentar-se pode representar grande estresse na regi茫o lombar. Isso, aliado a uma vida sedent谩ria, pode agravar esse quadro rapidamente.

A cadeira ergon么mica de escrit贸rio 茅 uma das pe莽as mais importantes no ambiente de trabalho, influenciando no aumento de concentra莽茫o, na redu莽茫o do cansa莽o, no ritmo de trabalho, e contribuindo para a sa煤de do colaborador e gerando economia para a empresa.

Confira o texto abaixo para saber como escolher a cadeira ergon么mica ideal!

O que 茅 ergonomia

Com origem nos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (leis ou normas), a ergonomia 茅 um estudo da rela莽茫o entre o homem e seu ambiente de trabalho, com especialistas analisando os riscos presentes na atividade desenvolvida.

Desse modo, eles determinam as condi莽玫es ideais para a realiza莽茫o da atividade. Por este motivo, foram criadas normas regulamentadoras que devem ser aplicadas 脿 cadeira ergon么mica de escrit贸rio, para que ela ofere莽a equil铆brio, boa postura e conforto.

Norma Regulamentadora 17

Regulamenta莽茫o do Minist茅rio do Trabalho e Emprego, a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) estabelece par芒metros para a adapta莽茫o das condi莽玫es de trabalho 脿s caracter铆sticas f铆sicas e psicol贸gicas dos colaboradores.

Seu objetivo 茅 garantir conforto, seguran莽a e efici锚ncia nas atividades executadas. S茫o levantadas informa莽玫es junto ao trabalhador sobre a atividade a ser exercida, assim como a adequa莽茫o do mobili谩rio e dos equipamentos utilizados.

Al茅m de prejudicarem a sa煤de do trabalhador, a m谩 postura e as les玫es por esfor莽o repetitivo, por exemplo, representam alto custo para a empresa 鈥 cerca de 90% dos afastamentos no Brasil s茫o causados por doen莽as osteomusculares ou sofrimento mental.

NBR 13962

Norma espec铆fica estabelecida pela Associa莽茫o Brasileira de Normas T茅cnicas (ABNT), a NBR 13962 padroniza processos e produtos e regulamenta os padr玫es de conforto e seguran莽a para as empresas e o trabalhador.

Dessa maneira s茫o determinadas, atrav茅s da NBR 13962, as determina莽玫es sobre as caracter铆sticas f铆sicas e dimensionais exigidas dos m贸veis de escrit贸rio 鈥 principalmente das cadeiras. A vers茫o mais recente e corrigida da norma 茅 de 2018.

As normas para cadeira de escrit贸rio estabelecem um padr茫o de uso di谩rio baseado em 8 horas de trabalho, por usu谩rios de at茅 110 kg de estatura que variam entre 1,52m e 1,92m, considerando todas as dimens玫es exigidas.

Cadeiras de escrit贸rio

Como o mercado oferece uma grande variedade de cadeiras para escrit贸rio, vamos ajudar a identificar os pontos essenciais para ter a cadeira ergon么mica ideal. Ao escolher a cadeira, voc锚 deve observar itens como: bra莽os, assento, encosto e rod铆zios.

O que devemos avaliar?

Para escolher uma boa cadeira ergon么mica, 茅 preciso observar os pontos abaixo:

  • Assento: deve possuir regulagem de altura multiponto, com amortecedor e pist茫o. Tamb茅m precisa oferecer bordas arredondadas, al茅m de permitir um 芒ngulo de 90 graus das pernas, com os p茅s totalmente apoiados no ch茫o;
  • Bra莽os regul谩veis: importantes para manter a postura ereta e os cotovelos apoiados durante a atividade de digita莽茫o ou ao escrever;
  • Encosto: deve ter regulagem de altura e oferecer apoio da regi茫o lombar. Al茅m disso deve ter entre 42 cm x 26 cm 鈥 com medida ideal de 40 cm x 35 cm;
  • Material: no momento de escolher a cadeira, deve-se pensar no seu uso 鈥 em escrit贸rios, o indicado s茫o tecidos leves e f谩ceis de limpar;
  • Qualidade do acabamento: para garantir a durabilidade do produto 茅 importante observar o acabamento das pe莽as, dos revestimentos e costuras, al茅m das pinturas e fixa莽茫o dos componentes;
  • Rod铆zios: independente do tipo de piso, as cadeiras devem permitir a locomo莽茫o por dist芒ncias curtas dentro do ambiente.

Ergonomia e qualidade de vida

A ergonomia, al茅m de oferecer um ambiente de trabalho mais agrad谩vel e com mais conforto, tamb茅m garante sua sa煤de fora da empresa. Para que esse objetivo seja alcan莽ado, algumas dicas importantes podem ajudar:

  • Cada atividade exige um tipo de cadeira ergon么mica, portanto 茅 importante considerar o que ser谩 desenvolvido antes de escolher a pe莽a;
  • Evite passar muito tempo na mesma posi莽茫o, procurando acomodar-se de forma relaxada e confort谩vel na esta莽茫o de trabalho;
  • Fazer pausas durante o expediente 茅 importante para estimular as pausas no sentido de relaxar o corpo, alongar-se e recompor as energias;
  • Caso a ilumina莽茫o e climatiza莽茫o do ambiente n茫o sejam adequados, 茅 preciso tomar cuidado com ambos, pois eles podem provocar estresse e prejudicar a sa煤de do colaborador;
  • Respeitar a carga hor谩ria;
  • A mesma cadeira n茫o atende a todos de forma eficaz, portanto 茅 preciso que cada pessoa ajuste a altura e o encosto para sua altura e dimens玫es.

Conclus茫o

A ado莽茫o de um mobili谩rio e de equipamentos ergon么micos no ambiente de trabalho 茅 essencial para garantir o conforto b谩sico para os colaboradores. Por茅m, n茫o se pode esquecer de instruir os colaboradores sobre as normas ergon么micas.

Dessa maneira, eles precisam entender os benef铆cios que esses cuidados podem trazer para sua sa煤de. A CWB A莽o conta com diversas op莽玫es de cadeira ergon么mica para escrit贸rio e que atendem 脿s suas necessidades. Entre em contato conosco!


Leave a Reply

O seu endere莽o de e-mail n茫o ser谩 publicado. Campos obrigat贸rios s茫o marcados com *